Trânsito veículos devem contar com documentação específica
A segurança no trânsito não está atrelada apenas ao modo de dirigir, ou os cuidados a serem tomados por outros motoristas, ciclistas e pedestres.
A criminalidade é uma constante, principalmente nos grandes centros urbanos, e por isso, carros são reforçados, com a aplicação de um suporte maior, nos vidros e na lataria, fortificando a blindagem veicular, contra assaltos e roubos.
A blindagem vidros automotivos é aplicada em veículos que precisam de um reforço, para garantir a segurança do motorista e dos passageiros, contra ações externas, como disparo de projéteis de armas de fogo, de diferentes calibres, e até mesmo ações executadas por pessoas com objetos, como barras de ferro, entre outros.
Proteção maior no trânsito requer registro específico
A blindagem tem diferentes níveis de proteção, podendo ser adequada às necessidades específicas de cada cliente.
As empresas que oferecem este tipo de serviço, também oferecem a blindagem da lataria, reforço nos pneus e proteção na parte de baixo do veículo, protegendo até mesmo o motor, contra danos externos.
Por passar por uma reformulação em toda a estrutura, o veículo pode perder a garantia de fábrica. Por isso, a blindagem de um veículo deve ser realizada por empresas sérias, que garantam o serviço, e a manutenção do veículo, ao longo do tempo.
Para garantir a proteção dos proprietários deste tipo de veículo, o Exército Brasileiro passou a exigir um certificado de registro, para melhor controle de proteções relacionadas a armas de fogo.
Esta documentação blindagem veicular tem validade por um período de três anos, e o proprietário do veículo deve apresentar documentos pessoais, do veículo e certidão negativa de antecedentes criminais.
Esta mudança visa manter a qualidade dos serviços prestados pelas empresas de blindagem, e regularizar o veículo junto ao departamento de trânsito estadual.
O reparo de vidros blindados, que foram atingidos por projéteis de armas de fogo, ou outro tipo de ataque, está proibido, conforme legislação nacional.
A substituição deve ser feita de maneira completa, para garantir total segurança do motorista e passageiros dos veículos.
Acessórios podem ser reparados
A segurança pessoal e de terceiros é imprescindível, quando se fala sobre trânsito. Por isso, alguns acessórios, como um vidro blindado, não deve ser reparado.
Mas, há serviços que podem ser feitos em uma oficina especializada, ou até mesmo após a visita a uma loja auto peças.
A substituição de lâmpadas dos faróis, lanternas, freios, pisca-pisca e de alerta deve ser realizada sempre que se perceber que não está mais funcionando.
Um mecânico eletricista pode verificar todo o sistema elétrico do carro, e identificar curtos circuitos, que possam causar a queima de lâmpadas, continuamente.
Outros acessórios de segurança, como limpador de pára brisas e retrovisores, devem ser substituídos de forma imediata, podendo gerar multa e pontos na carteira do motorista, ou do proprietário do veículo, caso seja identificado por um fiscal de trânsito.
Para garantir o alinhamento do veículo, é preciso verificar as condições das rodas e dos pneus. O conserto de rodas de liga leve pode ser feito em lojas especializadas, como desamassar e até mesmo dar um novo brilho, retornando às características originais, em veículos com muito tempo de uso.
Estes serviços devem ser realizados de maneira constante, para garantir a segurança no trânsito, e o motorista não passar por nenhum sufoco em ruas, avenidas ou estradas do país.
A manutenção preventiva carro deve contar com uma série de itens, que devem ser checados constantemente, para evitar multas, ou até mesmo acidentes.
Entre os pontos a serem averiguados, é importante destacar:
- Qualidade dos freios de mão e dos pés;
- Alinhamento, balanceamento e cambagem do veículo;
- Troca de óleo de acordo com a quilometragem;
- Troca de filtro de ar e de combustível.
A pastilha de freios tem vida útil longa, mas sua substituição deve ser realizada após a verificação, assim como os cabos de embreagem e do freio de mão.
A manutenção de carros diminui qualquer risco de acidente, e aumenta a valorização do veículo, em casos de troca ou venda.
Com o motor devidamente lubrificado, por meio da troca de óleo, é preciso verificar, também, outros fluídos que atuam no funcionamento do veículo, como do câmbio e da direção hidráulica.
Em um carro blindado, o veículo recebe uma carga maior, com a aplicação de chapas de aço na lataria, e películas de blindagem nos vidros, e por isso, estes cuidados devem ser redobrados.