Saiba tudo sobre retifica de motor
O motor do carro consiste em um corpo metálico, no qual são encaixadas uma série de peças que se movem de maneira coordenada. Este mecanismo de funcionamento faz com que o carro ligue e rode com segurança.
O problema é que, por melhor que seja o sistema de lubrificação, mais cedo ou mais tarde ele acaba se desgastando.
O que define a velocidade da degradação são os cuidados que o motorista tem com o veículo, como a realização de manutenções preventivas periódicas.
Quando chega o momento no qual o desempenho do motor já não é o mesmo, optar por retificar esta peça costuma ser a melhor opção para deixá-lo como novo. Aprenda mais a respeito desse procedimento a seguir:
Para que serve a retífica?
A retificação (ou simplesmente retífica) é o nome dado a um conjunto de procedimentos feitos com o objetivo de corrigir ajustes como peças empenadas ou deformadas com o uso.
No caso da retifica de virabrequim, por exemplo, pode-se usar uma série de equipamentos específicos para deixar a peças como nova, mas sem a necessidade de efetivamente substituí-la.
Como é feita a retificação?
Normalmente, a retífica é associada apenas ao tratamento dos componentes do motor, de modo a sanar os danos ocasionados ao longo de seu uso, por meio da usinagem de virabrequim e de seus demais componentes.
Contudo, outros procedimentos também podem ser adotados, tais como:
Lavagem química, para retirar o excesso de óleo;
Troca ou alargamento da camisa do pistão;
Troca dos pistões e/ou de seus anéis;
Testes de desempenho em todas as peças;
Testes de vazamento no cabeçote.
Independentemente do que for preciso realizar a primeira coisa que o mecanico de usinagem faz é desmontar totalmente o motor, de modo a fazer uma análise visual de todos os seus componentes.
Em seguida, ele define os procedimentos necessários para o reparo.
Quais são as vantagens da retificação?
A Retifica de motor honda, ou de qualquer outro veículo, traz muitas vantagens ao proprietário.
A principal delas é a economia: como o procedimento deixa o motor como novo, ele instantaneamente passa a consumir menos óleo lubrificante e combustível.
Mas não é só isso. Quem investe na retífica observa uma frequência menor de panes, além de um motor mais silencioso e que superaquece muito menos do que antes. Assim, também gasta-se menos com consertos e reparos.
Contudo, é preciso levar em consideração que, financeiramente, o serviço nem sempre vale a pena: dependendo do estado de conservação das peças.
O custo pode ser equivalente ao de um veículo novo. Por conta disso, os especialistas recomendam que, caso o orçamento seja igual ou superior a 50% do valor do carro, pode valer mais a pena vendê-lo e adquirir um novo.
Quando o motor precisa ser retificado?
Via de regra, quanto menor a quantidade de manutenções pela qual um veículo passa, menor o período decorrido até que ele precise ser retificado.
Isto pois itens como o cabeçote, o virabrequim e os pistões estão mais propensos a problemas de lubrificação.
Superaquecimento e empenamento. Ainda assim, especialistas apontam que, ao redor dos 200 mil quilômetros, praticamente todos os veículos devem passar por um procedimento do tipo.
Além disso, o próprio motorista nota quando o motor não funciona mais como antes. Seja pelo aumento do consumo de óleo, de combustível ou por superaquecimentos cada vez mais frequentes, o componente costuma dar sinais de que a hora da retífica chegou.
Quais cuidados devem ser tomados?
Por mais que a retífica do motor o deixe como novo, como se tivesse acabado de sair da fábrica, é preciso que o proprietário tome alguns cuidados no período imediatamente após a realização do procedimento.
Como o motor fica praticamente zerado, ele tem que ser “amaciado”, como se diz no jargão mecânico. Isso significa que as peças passarão por um processo de adaptação, tendo em vista que seu formato, espessura e/ou largura podem ter sido alterados.
Consequentemente, nesta fase, o motorista terá que ter atenção redobrada com a lubrificação, usando mais óleo do que o normal.
Isso faz com que muitas pessoas creiam que a retificação não vale a pena, pois, para elas, o consumo de lubrificante aumento.
Contudo, isso acontece por um breve período de tempo, até que o motor se adapte totalmente ao novo estado de suas peças.