Saiba como cuidar do seu carro da maneira adequada
Mesmo que o proprietário do carro tenha todo o cuidado do mundo para mantê-lo sempre nos trinques, mais cedo ou mais tarde vai chegar a hora de realizar algum procedimento de manutenção.
Seja para realizar reparos de rotina ou algo que tenha acontecido excepcionalmente, é bom ter sempre à mão o número de uma boa oficina ou reboque, para que, caso seja necessário, você consiga ter um rápido e certeiro atendimento.
Abaixo, serão listados alguns dos procedimentos de reparos mais comuns para veículos, assim como as peças que têm uma procura imensa no mercado do gênero, além de todos os seus detalhes e pormenores.
Reboque para carros
Também conhecido como guincho plataforma, o reboque para carros nada mais é do que o serviço que é acionado para que um veículo seja retirado da via em caso de quebra ou outras questões.
O caminhão com o guincho que faz a remoção do veículo vai até o local onde foi acionado e consegue fazer o serviço requerido com toda o cuidado e velocidade necessários.
Para garantir que tudo saia conforme esperado, opte por um reboque para carros recomendado pela sua seguradora ou concessionária.
Quando não há este tipo de serviço na sua alçada, ouça amigos e familiares que podem já ter precisado acionar um reboque, e colete as melhores sugestões para fazer um orçamento.
Na hora de ir em busca de reboque para carros, também existe a opção de encontrar aquele carrinho para bagagens que é acoplado no fundo de um veículo. Estes acessórios são mais conhecidos, no entanto, como “carretinhas”.
Funilaria porto seguro
A funilaria porto seguro é o serviço que diz respeito à lataria do seu automóvel. Este tipo de serviço é acionado para que sejam consertadas partes do automóvel que foram danificadas por algum motivo, como batidas ou acidentes de trânsito, por exemplo.
O funileiro, com um martelo de ouro ou as folhas de flanders, consegue fazer com que a estrutura do carro volte ao seu estado anterior ao acidente. Conheça as etapas do processo de funilaria:
- Avaliação do dano;
- Moldagem da folha de flanders;
- Aplicação das folhas de flanders;
- Soldagem das folhas de flanders;
- Acabamento;
- Pintura.
As folhas de flanders nada mais são do que uma combinação de ferro e aço que é estanhada, possuindo assim um baixo teor de carbono.
Elas são moldadas seguindo o formato da peça danificada, e aplicadas no carro com a ajuda de uma solda mig. Depois disso, é feito o acabamento com uma massa plástica e, em cima, é refeita a pintura de acordo com a cor original do carro, dando um aspecto de novo a ele.
Pintura automotiva
Seja após um amassado, risco ou outra questão, a pintura automotiva é acionada para que o carro volte a ter o seu aspecto original.
É preciso que seja contratado um serviço de qualidade, que saiba tudo sobre as melhores técnicas de pintura de veículos e as aplique da melhor maneira possível no seu veículo.
É preciso ainda estar ciente acerca de critérios como a qualidade da tinta e também do verniz utilizado, para que o trabalho pareça com aquele entregue de fábrica.
Amortecedores
Peças essenciais para o bom funcionamento dos veículos, os amortecedores mercedes c220
são responsáveis por controlar as oscilações da suspensão, fazendo com que as rodas do veículo tenham contato permanente com o asfalto.
Dessa maneira, o veículo ganha estabilidade, trazendo conforto e segurança para os passageiros, além de evitar um desgaste excessivo da suspensão e dos pneus.
Troca de oleo
Serviço que tem de ser realizado periodicamente, a troca de oleo consegue garantir com que haja um bom funcionamento, já que é o item mais importante para garantir a vida útil do motor do seu veículo.
Para saber quando é a hora de realizar a troca do óleo do seu carro, é preciso estar atento às informações presentes no manual do veículo – lá também estarão presentes detalhes sobre a quilometragem, tipo de óleo e quantidade de litros que devem ser usados.
Geralmente, a troca de óleo deve ser feita a cada 5 mil ou 7 mil quilômetros. É necessário que seja feita de maneira rigorosa ao que diz o manual, para que o motor não venha a ser comprometido graças à falta de viscosidade do óleo que ficou velho.