Procedimentos importantes para a transferência de veículos
A aquisição de um veículo é um desejo de muitas pessoas que sonham em andar no seu carro particular e evitar o uso de transporte público, que está sempre cheio e demora para chegar ao destino.
Os carros têm o problema do trânsito, que é sempre intenso nas grandes cidades, mas a vantagem de sair a qualquer momento sem preocupações com horários, aproveitando do conforto, da praticidade e aumentando as possibilidades de passeios, por exemplo, podem despertar a necessidade de comprar um veículo.
Comprar um automóvel zero km exige muito dinheiro, devido ao custo e impostos que esse bem possui. Com a crise econômica nos últimos anos, o poder de compra decaiu e ter um carro novo ficou mais difícil.
Os modelos seminovos ou usados podem ser uma alternativa para quem deseja ter um veículo, pois o valor pode ser mais acessível.
As pessoas que possuem um carro e desejam vendê-lo, seja por questões financeiras ou pela simples vontade de trocar de modelo, precisam estar atentas aos serviços e documentações que precisam ser feitas para a venda acontecer.
Documentos e procedimentos importantes na compra e venda
A venda de automóveis só acontece se os documentos e papeladas estiverem regularizados. Algumas pessoas recorrem a um despachante, estabelecimento especializado em cuidar de burocracias envolvendo papéis importantes.
Ao decidir vender o seu carro, é fundamental tomar algumas medidas que podem ajudar a obter resultados satisfatórios na negociação.
Realizar as revisões automotivas do veículo em concessionárias ou oficinas especializadas a cada 6 meses, 10.000 km rodados ou de acordo com as especificações do fabricante, é uma maneira de cuidar dos componentes do carro e evitar problemas inesperados que exigem manutenções de alto custo.
No momento da venda, é importante informar ao futuro comprador do veículo o número de revisões já realizadas, ou seja, fornecer todo o histórico do carro.
Levar o veículo em um estabelecimento para uma vistoria veicular completa é muito importante. A vistoria é um procedimento/norma estabelecida pelo DETRAN (Departamento Estadual de Trânsito) que evita que os automotores fora dos padrões de fábrica sejam regularizados.
Os profissionais avaliam toda a documentação do carro, número do chassi e motor, além da CNH (Carteira Nacional de Habilitação) do motorista.
Para garantir segurança e legitimidade dos componentes do carro como:
- Condições dos pneus;
- Chave de roda;
- Triângulo;
- Estepe;
- Macaco;
- Amortecedor esportivo;
- Funcionamento do freio de mão;
- Validade do extintor de incêndio;
- Cinto de segurança;
- Placa.
Esses e outros componentes na parte interna e externa do veículo são analisados pelos especialistas, que depois elaboram um documento detalhando as condições e situação do veículo, com uma decisão positiva ou negativa, que pode determinar a possível venda do automóvel, esse documento se chama laudo de transferência.
Como funciona a transferência do veículo?
Depois de obter o laudo positivo, o proprietário precisa checar se o carro não possui nenhuma infração ou impostos atrasados, pois isso pode impossibilitar a realização da transferência ou venda.
Para saber essas informações, é só acessar o site do Detran e digitar o número do RENAVAM (Registro Nacional de Veículos Automotores). Com a situação normalizada, é possível conversar com o interessado e assim realizar a transferencia de veiculo.
O Detran determina o prazo de um mês para que o novo proprietário regularize a situação do veículo e consiga colocar os documentos no seu nome.
Para fazer esse procedimento é necessário entrar no site do próprio Detran e preencher um formulário para atualizar o Renavam e a situação cadastral do automóvel.
O próximo passo é pagar uma taxa do DAE (Documento de Arrecadação Estadual) e agendar uma inspeção veicular, serviço obrigatório que consiste em verificar a situação do carro.
Esse serviço é semelhante à vistoria veicular. Ao obter a aprovação no serviço, o novo proprietário precisa se organizar para ir ao Detran com alguns documentos para regularizar a situação do automóvel.
Os documentos para transferência de veículo são:
- CRV (Certificado de registro de Veículo);
- CNH;
- RG;
- CPF;
- Laudo de vistoria;
- Comprovante de residência;
- Comprovante das taxas de transferência pagas.
O comprador precisa apresentar essa relação de documentos, original e cópia em uma CIRETRAN (Circunscrição Regional de Trânsito), órgão que, junto ao Detran, pode ajudar a pessoa nesse processo.
Portanto, cuidar do veículo, fazer as manutenções e ter todos os documentos e papéis regularizados é muito importante e ajuda ambas as partes a ficarem felizes e satisfeitas durante a compra e venda do carro.