Primeira habilitação, medo de dirigir e outros aspectos
Dirigir é uma tarefa incrível e carrega consigo uma experiência única, a de ao ter nas mãos o volante, a liberdade de ir para onde quiser. Porém, antes de experimentar derradeira liberdade é importante notar que os processos que envolvem a primeira habilitação são muitos e que a primeira permissão para dirigir não garante sua habilidade extrema.
Inclusive muitas pessoas fazem todas as aulas, conseguem a habilitação, mas por fim sentem medo de dirigir, afinal, enfrentar o trânsito sozinho sem alguém te ajudando como o instrutor pode ser bastante assustador.
Nesse caso, muitas ações podem ser tomadas para que esse medo seja superado, e uma delas vem sendo oferecidos por auto escola para habilitados.
Esses espaços oferecem uma didática e até mesmo acompanhamento psicológico para que esse medo seja superado. Neste presente artigo abordaremos dois elementos importantes, o processo de retirada de habilitação e como vencer o medo de dirigir.
O processo de habilitação
As Carteiras Nacionais de Habilitação – CNH, é o documento que garante que uma pessoa possa conduzir algum veículo. Cada veículo se enquadra em um tipo de categoria que vai de A até a E.
As categorias inicias de habilitação são a A e a B, sendo a A destinado a veículos com duas rodas ou três, ou seja, motocicletas e triciclos e a categoria B, carros e automóveis motorizados que não ultrapassem 3,5 toneladas.
Quem é responsável por todo esse processo e também no suporte em regularização CNH suspensa são as auto escolas. Esses empreendimentos são regularizados e credenciados pelo DETRAN – Departamento Estadual de Trânsito do seu Estado.
Assim, apesar de possuir processos semelhantes alguns estados podem ter mais ou menos etapas.
As auto escolas chamadas tecnicamente de Centro de Formação de Condutores dão todo o suporte de formação dos condutores, sendo a avaliação e a aprovação a cargo do DETRAN.
Findo o processo de curso de direção defensiva (teórico), aulas práticas e aprovação, o condutor recebe uma Permissão Para Dirigir.
A permissão para dirigir fica com ele durante um ano e se dentro desse período não houver infração de trânsito grave ou gravíssima ou reincidência em infração média, a habilitação definitiva é expedida.
Para a primeira habilitação é preciso seguir alguns requisitos como:
- Ser maior de 18 anos;
- Ser alfabetizado;
- Ter CPF e RG;
- Ir a uma autoescola solicitar a habilitação (A, B ou A/B).
O processo de cadastro no DETRAN fica à cargo da auto escola, que te indicará o dia para ir uma agência do DETRAN ou do Poupatempo em São Paulo para foto e coleta de assinaturas e a marcação dos exames médicos e psicotécnicos.
Aprovados nos exames, o Centro de Formação de Condutores te habilitará a assistir as aulas teóricas que tem carga de 45h aula. Feito as aulas é realizada uma prova teórica no Detran e caso passe está habilitado as aulas práticas. As aulas práticas tem carga de 20h aulas na categoria, e findo o processo é marcado a prova prática.
Feito a prova prática e passado, ocorre a emissão de Permissão Para Dirigir que, geralmente, é entregue na auto escola, podendo ser escolhido para retirada no Detran.
Portanto, assim como um polimento cristalizado em moto garante uma boa pintura, esse processo garante que o condutor tenha uma boa formação e basta somente a prática para desenvolvimento de uma habilidade maior.
O medo de dirigir
Como falamos no início do texto, muitas pessoas seguem todo esse procedimento e descobrem depois que não conseguem dirigir por conta do medo. Os braços ficam trêmulos, o coração palpita e você não consegue ir.
A formação do CFC apesar de ser boa ainda tem uma carga muito pouca e não garante o desenvolvimento de habilidades. E para perder o medo é possível seguir alguns pontos.
O primeiro deles é o treino e a prática. Pegue o carro em horários tranquilos, e rode pelo bairro. Treine e treine. No começo não pegue avenidas e ruas muito movimentadas. Dirija com cautela e discernimento e faça com que os movimentos sejam cada vez mais tranquilos.
Conheça o carro, se familiarize. Controle a embreagem, se acostume com o câmbio e treine a troca de marchas. Não tenha receio de procurar ajuda profissional hoje existem nas auto escolas aulas práticas para habilitados que te ajudarão a ter mais confiança.
Inclusive há um acompanhamento psicológico, que ajuda a você desenvolver essa técnica e perder o medo. Somente assim, treino, prática, familiaridade com o carro você perderá o medo de dirigir.
Assim, compreendemos todo o processo de emissão da habilitação para dirigir e de como vencer o medo de conduzir os veículos.