Conheça o equipamento ideal para pintura automotiva
Para manter a boa aparência de um carro, é necessário evitar os arranhões, marcas de ferrugem e os descascados na pintura.
O mercado de funilaria e pintura possui profissionais especializados em reparar esses danos na superfície do carro.
Como hoje em dia ninguém pode ficar muito tempo sem o carro, pois depende dele no dia a dia, quando há a necessidade de consertar a pintura, é importante que isso seja feito da maneira mais rápida e qualificada possível.
Para realizar esse trabalho, os equipamentos para pintura que são indispensáveis são: compressor de ar como o Compressor parafuso Schulz de tinta, lixadeira elétrica com serras, lixa de mão 120-600-1200-1500, solventes utilizados para limpar as superfícies, fita crepe, primer e tinta.
Os equipamentos fornecidos pela Shulz possuem sempre garantia e são indicados especificamente para cada necessidade do profissional.
Esse último é um equipamento utilizado na parte final do processo de pintura, facilitando a secagem da tinta, independentemente de a pintura ter sido feita no carro todo ou em alguma peça de forma separada.
A diferença entre cada estufa está no seu tamanho e capacidade de aquecimento. As estufas permitem uma maior agilidade do trabalho, já que possibilita que o automóvel seque sem precisar de desmontar sua parte elétrica.
A estufa de pintura preço funciona através da circulação forçada de ar quente, que pode chegar a temperatura de até 80° C.
Passo a passo da pintura automotiva
Para começar, todos os equipamentos para pintura devem ser organizados e é preciso lavar o carro ou as partes que serão pintadas para tirar a poeira que pode impedir a pintura e cobrir as partes que não serão pintadas.
Em seguida, é preciso lixar a parte que será pintada, pois o melhor acabamento é feito quando esse processo de lixar chega até a estrutura do metal do carro, facilitando a pigmentação. Para isso, a superfície deve estar lisa e uniforme.
Nesse momento, é preciso limpar toda a poeira e aguardar um tempo para que os resíduos do diluente sejam totalmente evaporados.
Cada tinta necessita de uma quantidade específica de primer. Nessa etapa, o primer deverá ser misturado com os diluentes segundo as indicações da pintura.
Antes de pulverizar diretamente a área que você deseja pintar, treine a sua técnica de pulverização em algum objeto antigo que possuir em casa para não danificar a área a ser pintada.
A pintura do automóvel deve ser iniciada pelo teto, aplicando o primer em algumas camadas finas, de maneira uniforme. Espere o tempo correto de secagem indicado nas instruções do primer.
A superfície que foi preparada adquire um acabamento com cara de empoeirado e para deixá-la lisa para as demais camadas, lixe-a levemente.
Limpe a pistola e use um pano ligeiramente umedecido com diluentes. Cuidado com a quantidade de diluente aplicado para que não retire essa primeira camada de primer.
Em seguida, segure a pistola para pintura a aproximadamente seis centímetros do objeto a ser pintado e pulverize em movimentos de uma lateral até a outra. Só aperte o gatilho quando estiver com a pistola em movimento. Se você mantiver ele pressionado, a tinta pode acabar ficando mais grossa em alguns pontos.
Seguindo as mesmas orientações do primer, a tinta também deve ser misturada com os diluentes seguindo as recomendações da pintura.
Com a mesma técnica utilizada para aplicar o primer, aplique a tinta. Normalmente, são necessárias de três a quatro camadas, obedecendo o tempo de secagem recomendado nas instruções.
Lembre-se sempre de limpar todo o resíduo em pó da superfície. Passe duas camadas de laca transparente. Duas semanas depois, é preciso polir as superfícies que foram pintadas.
Resumo do passo a passo da pintura automotiva:
- Preparação da superfície do automóvel;
- Deixar a superfície lixada uniformemente;
- Aplicar o primer;
- Testar a pulverização:
- Pintura e acabamento final
- Estufa de pintura para acelerar o processo de secagem
Cuidados com a pintura automotiva
Para garantir a durabilidade e proteção da pintura nos automóveis, algumas dicas devem ser tomadas, como: evitar o excesso de polimento, usar capas de proteção quando o veículo não é usado com tanta frequência, lavar o carro sempre com produtos neutros e aplicar cera.
Tanto a cera comum como a cristalizadora criam uma barreira protetora, reduzindo os danos causados pelos raios ultravioletas e evitando a fixação da sujeira na lataria do carro.