O que você precisa saber sobre a manutenção?
Para quem tem um veículo sabe que o mesmo traz mais conforto e praticidade para o dia a dia. No entanto, ao mesmo tempo que um veículo traz praticidade também traz responsabilidades acerca de como reagir no trânsito, o respeito diante das leis, e os próprios cuidados e manutenção com o automóvel.
Por isso, existem procedimentos de manutenção preventiva que consiste em pequenos reparos e ações que devem ser feitas com certa frequência no veículo, ou a partir de uma determinada quilometragem, com o objetivo de aumentar a vida útil do seu veículo.
Por conta da importância dessa temática, esse artigo vai trazer dicas sobre manutenção de automóveis. Não deixe de conferir!
Procedimentos hidráulicos da manutenção
O sistema hidráulico do veículo consiste no deslocamento dos fluidos como água e óleo de um ponto a outro do veículo. Isso favorece o sistema de abastecimento dos variados pontos de um automóvel.
Como citamos sobre o óleo, vale a pena destacar sua importância, já que ele contribui para a lubrificação de variadas peças internas, evitando que haja atrito.
Isso aumenta a vida útil do veículo e deve ser feito a troca de óleo a depender da quilometragem alcançada pelo automóvel.
Portanto, o óleo hidráulico 46 é um importante elemento que precisa estar em seu veículo e ser trocado a depender da necessidade para facilitar a locomoção, remover o atrito e aumentar a vida útil das peças internas do motor.
Outra ação importante é verificar a questão do amortecimento do automóvel. O amortecedor de carro é uma peça que precisa ser trocada, pois com o uso ela vai sofrendo desgaste.
Esse tipo de peça ajuda a evitar o impacto durante lombadas, quebra-molas e até mesmo, em buracos. Além disso, ele ajuda a trazer maior estabilidade ao veículo, amortecendo os impactos que possam surgir no decorrer da caminhada.
O amortecedor funciona por meio de molas de carros, que são instaladas em diversas partes do veículo, nas partes dianteira e traseiras, assim como nas rodas, para trazer mais estabilidade.
Essas molas podem se desgastar e por isso, precisam de troca. Essas trocas geralmente costumam ser simples e estarem acessíveis ao cliente.
No entanto, você deve estar se perguntando: qual é o preço disso? Os preços de amortecedores para carros vão variar do tipo de carro e de loja em que o material foi adquirido.
É importante realizar diversas pesquisas e consultar orçamentos, além de buscar por um mecânico de confiança para realizar as atividades necessárias. Isso é importante para evitar que o serviço seja feito de forma incorreta e acabe trazendo dor de cabeça ao cliente.
Outros procedimentos como higienização e limpeza do ar condicionado
Além dos procedimentos da parte hidráulica que citamos acima, é importante citar também que existem ações mais simples, que estão ao nosso alcance no cotidiano.
Além de ter muita atenção ao dirigir, é importante realizar os seguintes procedimentos:
- Reposição de água no radiador;
- Troca de pneus para que não fiquem carecas;
- Lavagem do carro e do motor;
- Troca do óleo;
- Troca das pastilhas de freio.
Essas ações garantem não somente a manutenção, conservação e durabilidade do veículo, mas ajudam a proteger quem está próximo ao motorista.
Além dessas ações, existem outros procedimentos de manutenção. Para os veículos que possuem ar condicionando instalado é importante realizar a limpeza ar condicionado automotivo.
O ar condicionado consegue trazer mais conforto e bem-estar ao cliente, principalmente, em períodos de calor. Mas, com o tempo, o ar pode sofrer com acúmulo de poeira em seu filtro e até precisar ser reposto.
Por isso, a limpeza pode ser feita por um mecânico de confiança. Com isso, a ar fica limpo da poeira e o motorista consegue ter mais conforto.
O ar condicionado faz parte das instalações pneumáticas do veículo, que se refere ao transporte de gases de um ponto a outro. Por isso, esse serviço precisa ser feito de forma correta com o objetivo de evitar que outras partes do automóvel sejam danificadas.
A higienização de ar condicionado automotivo é importante e deve ser realizada anualmente ou quando o mecânico de confiança orientar acerca da ação.
Realizando esses procedimentos, seu carro fica muito mais novo e conservado. Esse é um investimento que vale a pena e que ajuda a evitar dores de cabeça no futuro.