Mecânica, balanceamento e film para carros: Tire as suas dúvidas
O balanceamento veicular é o procedimento do setor automotivo que preza pelo equilíbrio e coerência entre o conjunto de peças do veículo: pneus e válvulas.
Desta forma, o condutor do automóvel conta com maior estabilidade para trafegar com o veículo.
E, assim, também evita o desgaste na estrutura da câmara dos carros (ou rodas, como são chamadas popularmente) e diminui os riscos de acidentes provindos da falta de balanceamento.
O alinhamento é facilmente confundido com o balanceamento
Apesar de serem procedimentos distintos, ambos prezam pela melhor direção do mecanismo automotivo.
Outro fator que os condutores veículos sempre precisam estar atentos é sobre o alinhamento do seu carro: regulando os ângulos de direção e a suspensão do veículo.
É recomendado ao motorista que cheque constantemente as rodas do carro para garantir que as mesmas não estão irregulares.
O ideal, porém, é levar o veículo periodicamente para revisão, já que quando os sinais de irregularidade estiverem visíveis é possível que não haja mais conserto.
Você pode conferir, no manual do seu veículo, quando é recomendado que seja feito o alinhamento. As situações que podem provocar o desalinhamento das rodas são:
- Substituição dos pneus do carro;
- Forte impacto após passar por buracos, pedras e objetos;
- Substituição de elementos da suspensão ou direção do veículo;
- Após subir na guia de forma brusca ou realizar manobras com frequência no meio fio;
- Virar o volante do carro com o mesmo parado;
- Notar que a calibragem dos pneus está irregular.
A Mecânica injeção eletrônica é uma alternativa ao processo de alimentação de combustível do motor e, como indica o nome, é realizado de modo eletrônico.
Desta forma, o combustível é injetado no motor dos automóveis de maneira controlada a fim de obter o melhor nível de desempenho e eficiência no funcionamento do motor.
O Mecânico é o profissional qualificado para qualquer tipo de manutenção no motor e é o técnico para qualquer modo de checagem.
O sistema de injeção eletrônica é formado pelos componentes: sensores, central de informações e autuadores.
Os sensores desempenham a função de análise do funcionamento do motor e verificam os níveis de pressão, temperatura, velocidade e a queima do combustível. O conjunto desses dados é transferido a central de informações.
Essa central, por sua vez, desenvolve a função de gerenciamento e controle da injeção do combustível (com base nos dados que recebeu dos sensores).
Os autuadores desenvolvem a função da alimentação do motor. Quando recebe o comando da central de informações, trabalha na queima do combustível para o funcionamento do motor.
Os autuadores podem ser: bomba de combustível, bobinas de faíscas, motor de passo ou a ventoinha de arrefecimento.
O Film para carros é uma película aplicada sobre a superfície externa dos vidros do veículo, causando um sombreamento (ou escurecimento) nessas áreas.
Essas películas são muito utilizadas nos carros por transmitirem uma sensação de segurança para o condutor e passageiros que estão na área interna do automóvel.
O sombreamento que causa nos vidros reduz a visibilidade de quem está fora do veículo e, assim, é quase impossível ter noção do que há ou quantas pessoas estão dentro do carro. É uma forma então de proteção dos bens pessoais e de entes queridos.
Entretanto, há o outro lado: dificulta o trabalho policial, quando necessário, sobre o que realmente está acontecendo no veículo. No entanto, a aplicação dessa película deve ser feita em oficina especializada, que siga as normas de utilização do produto.
Além disso, o Film para carros tem capacidade de melhorar o conforto térmico
Isso porque a película também proteja dos raios solares, e também reduz os estilhaços caso o veículo sofra alguma batida.
A Direção hidráulica nos automóveis são realizadas com o objetivo de diminuir o esforço dos condutores.
Assim, as manobras são realizadas por meio da força externa. O sistema hidráulico de direção é composto por uma bomba, um reservatório de óleo, tubulação para alta pressão e tubulação para baixa pressão.
Todos esses componentes operam em conjunto quando o condutor deseja realizar uma manobra no mecanismo hidráulico de direção.
Portanto, todas essas peças do mecanismo devem estar funcionando corretamente e possuírem um bom estado em sua estrutura para que não resulte em uma direção deficiente e que esteja propensa a acidentes.
De acordo com site do Salão do Carro, quando o motor é ligado, a bomba hidráulica recebe o comando para ser ativada, utiliza o fluido do reservatório e manda toda a pressão produzida para o mecanismo de direção.