Documentação de veículos: trânsito em vias públicas
A manutenção dos veículos não se aplica apenas na questão do motor ou situação da lataria, mas também no documento veicular, obrigatório para todos que estão em circulação nas estradas, rodovias, ruas e avenidas.
A comercialização de carros e motos usados é uma constante, com lojas especializadas e profissionais capacitados que ajudam em todo o processo, além de órgãos fiscalizadores ligados ao poder público, em todas as esferas, partindo do municipal, passando pelo estadual até o federal.
A responsabilidade de fiscalização também é variável nas três esferas de poder, dependendo em qual via pública o motorista e seu veículo se encontram. Por isso, é preciso estar com todos os documentos regularizados, inclusive do condutor.
Despachantes ajudam em regularização de documentos de veículos
A compra e venda de veículos por meios particulares dispensa a contratação de escritórios despachantes, mas neste caso tanto o vendedor quanto o comprador devem ficar atentos quanto a regularidade do documento do veículo.
Por meio de serviços públicos disponibilizados em sites do poder público é possível verificar todos os dados, em posse do registro original.
Há uma página estadual do Denatran consultas multas podem ser realizadas de forma instantânea, indicando se há processos em andamento ou irregularidade com o estado de origem.
- Declaração de taxas e impostos;
- Comunicação de venda;
- Solicitação de 2ª via;
- Alterações cadastrais.
A validade do IPVA – Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores também pode ser consultada por meios eletrônicos.
Ainda assim ajuda de um despachante é uma facilidade que soma a prática com a eficiência, já que muitos serviços burocráticos demandam tempo e mobilidade entre diferentes órgãos públicos.
Além disso, o despachante pode fazer a transferência de veículo com multa descontando o valor a ser pago para o governo no preço final do veículo.
No entanto, toda a informação deve ser repassada ao DETRAN – Departamento de Trânsito de qualquer um dos estados da federação.
Mudança de estado deve ser informada
As possibilidades de mudança de uma cidade para outra sempre surgem na vida das pessoas. Nesse caso, todos os dados cadastrais devem ser alterados, inclusive os documentos do veículo e a placa de identificação.
A transferência de CNH de um estado para outro pode ser realizado no momento de renovação da habilitação, apresentando comprovante de residência e documentos originais junto ao departamento de trânsito onde o condutor reside.
Os veículos devem ser transferidos no momento de regularização do IPVA, pois alguns encargos devidos ficam retidos no município de residência do proprietário.
Se for uma comercialização, o comprador deve solicitar o CRV (Certificado de Registro de Veículo) com assinatura do vendedor, com reconhecimento de firma em cartório.
Além disso, é preciso pagar todas as taxas de transferência e apresentar os seguintes dados para garantir a posse:
- Laudo de vistoria do veículo;
- Registro Geral ou habilitação com foto;
- Certidão de Pessoa Física;
- Comprovante de residência atualizado.
Todos estes documentos para transferência de veículo devem ser apresentados em caráter original e cópia simples no Detran mais próximo, ou em postos de atendimento que representam a entidade dentro dos municípios, conhecidos como Ciretran.
Aulas extras para adaptação ao tráfego
Mesmo com tudo regularizado, condutor e veículo em posse dos documentos corretos, algumas pessoas têm dificuldade em dirigir dentro das cidades ou nas estradas.
Para garantir que motoristas ganhem confiança, autoescolas oferecem aulas de direção para habilitados com acompanhamento de profissionais com formação em psicologia.
Dessa forma, é possível estabelecer parâmetros e observar as dificuldades do dia a dia e trabalhar de forma pontual, muitas vezes no próprio veículo do motorista, para se habituar com as características, como tamanho e potência.
Um trânsito seguro é formado por pessoas inteligentes e pacientes, tanto no tráfego pesado dos grandes centros urbanos quanto nas estradas e rodovias que atravessam o país.
A manutenção dos veículos e os documentos regularizados, tanto dos condutores quantos dos carros, motos, caminhões e ônibus, também favorecem um ambiente mais justo e eficiente.
A auto escola para habilitados oferece aulas apropriadas para garantir uma mobilidade mais segura dentro das cidades e nas estradas do país.
O cumprimento das regras impostas pelo Código de Trânsito Brasileiro torna o trânsito dentro dos municípios mais fluido e constante.
Os veículos que passam por manutenção preventiva constante quebram menos e evitam panes nas faixas de rolamento e surpresas desagradáveis quando chegam nas oficinas para o conserto.
Para motoristas e pedestres, o respeito às placas de sinalização e faixas de travessia são simples e devem ser obedecidas.
Com a participação de todos, menor o número de acidentes e necessidade de equipamentos hospitalares. Neste caso especificamente, onde ganha um, ganham todos.