Dicas para quem realiza serviços de funilaria e outros

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Dicas para quem realiza serviços de funilaria e outros

8 de maio de 2019 Comentários desativados em Dicas para quem realiza serviços de funilaria e outros By redator

Polimento automotivo, aplicação de película fumê e higienizações periódicas. Quem é apaixonado pelo carro que tem na garagem sabe que todo cuidado é pouco para fazer com que o automóvel fique com aparência de novo por mais tempo.

Por conta disso, é comum que motoristas invistam muito tempo e dinheiro para realizar uma série de procedimentos que têm como objetivo manter o carro em bom estado, desde a higienização de carros até revisões mecânicas altamente complexas.

Apesar disso, é preciso ter em mente que, mesmo com todo o cuidado, sempre há possibilidade de que um imprevisto aconteça, e que ele gere um problema como um arranhão ou um amassado.

Nessas situações, o proprietário do veículo costuma recorrer à funilaria, mais conhecida como martelinho de ouro, para resolver o dano. Devido à popularidade da técnica, muitos proprietários de oficinas pensam em se especializar nela, de modo a ampliar sua clientela.

Por mais que essa possa ser uma boa estratégia para alavancar um negócio, é preciso ter em mente que, assim como qualquer outra, é preciso tomar alguns cuidados para aumentar as chances de sucesso. Confira algumas dicas para isso a seguir:

  1. Qualifique-se para trabalhar com funilaria

Quem executa tanto serviços de funilaria de carros antigos quanto em automóveis mais novos precisa se qualificar para tal.

O motivo por trás disso é que essa é uma técnica, extremamente, delicada, exigindo um tratamento minucioso da chapa de metal a ser reparada. Por conta disso, qualquer erro pode aumentar a dimensão do dano, prejudicando o resultado final do serviço.

Deste modo, o primeiro passo para quem pretende atuar nesse ramo deve ser buscar formação na área. Devido à popularidade desse serviço, essa não será uma tarefa muito complicada. Há várias oficinas e instituições que ministram cursos na área em todo o Brasil.

Para evitar problemas, é essencial garantir que os responsáveis pela formação, realmente, sejam especialistas na área, assim como no caso de procedimentos como a aplicação de insulfilm e a manutenção da parte mecânica de veículos.

  1. Analise sempre a extensão do dano na funilaria

Quando um profissional atua na área de funilaria, deve ter em mente que todo e qualquer reparo feito por meio dessa técnica exige uma análise minuciosa. Entre as variáveis que devem ser analisadas, estão:

  • O local onde o dano aconteceu;

  • A dimensão do dano;

  • Se o local já passou por outros reparos anteriormente;

  • Se a pintura está intacta ou danificada.

Esse estudo é importante pois, em alguns casos, o uso da funilaria é obrigatório. Esse é o caso, por exemplo, de acidentes que danificam a pintura do veículo.

As particularidades da funilaria fazem com que ela seja a única opção para reparar danos que aconteceram em certas áreas do carro, como as quinas.

  1. Remova a tinta

Uma das particularidades do serviço é o fato de que ele é usada quando o acidente pelo qual o veículo passou rompe a pintura.

Por conta disso, é essencial que o profissional que usa essa técnica para o reparo remova a tinta, por mais que isso exija o uso de mais tempo e recursos. Caso isso não seja feito, o resultado final do procedimento poderá ser comprometido. Trata-se, assim, de uma etapa que jamais deve ser pulada.

  1. Seja honesto com o cliente

Não importa se um cliente em potencial está em busca de um serviço básico, como a aplicação de film automotivo, ou algo mais complexo, como o reparo de um grande amassado gerado por um acidente, o que ele busca é um estabelecimento honesto, que realmente fará o que for melhor para o veículo.

Por conta disso, é comum que ele visite várias oficinas, fale com diversos profissionais e peça muitos orçamentos antes de decidir qual será o estabelecimento que cuidará do seu carro.

Por mais que, nesse momento, muitos profissionais da área busquem tirar vantagem da aparente falta de informação do cliente, isso jamais deve ser feito.

No caso da funilaria, por exemplo, pode ser que determinado dano possa ser reparado por meio do martelinho de ouro, que é uma técnica mais simples.

Quando o profissional se deparar com essa situação, falar a verdade é a melhor opção, por mais que você perca o cliente agora, pode ter certeza de que ele se lembrará dessa atitude no futuro.