Dicas para cuidar da documentação do seu carro
Que os motoristas amam cuidar dos seus carros com todo o seu coração, isso todo mundo já sabe. Contudo, quem ama também precisa se preocupar com a documentação necessárias aos veículos, já que um carro trafegando sem regularização pode gerar muitos problemas jurídicos para o proprietário.
É por isso que, pensando nessa questão, o texto a seguir tem o intuito de passar algumas dicas tanto sobre a manutenção de carros quanto sobre a sua documentação, que engloba:
- Transferência de CNH intermunicipal;
- Renovação da CNH;
- Limpeza de bancos;
- Lavagem a seco.
Documentação
Como já citamos acima é muito importante manter o veículo com sua manutenção em dia, a seguir estão alguns documentos que devem estar sempre em dia, ou seja, regularizados.
1. É preciso transferir a CNH em caso de mudança
A transferência CNH intermunicipal é uma necessidade sempre que um motorista para fora da Circunscrição Regional de Trânsito (Ciretran) em que a sua Carteira Nacional de Habilitação está registrada.
Ou seja, quando alguém se muda para dentro dos limites de outra cidade, é preciso transferir a CNH para a Ciretran responsável pelo novo endereço da nova cidade da pessoa.
Essa mesma regra também vale quando o motorista possui a sua CNH registrada em um estado e acaba se mudando para outro. Afinal, a pessoa acabou mudando de endereço de qualquer modo. Caso contrário, o motorista ficará sujeito a certas penalidades.
2. A renovação da CNH é necessária constantemente
A renovação CNH é uma ação necessária pelo fato de que o exame médico realizado para a validação dessa possui uma data de vencimento. Passado este prazo, torna-se necessário fazer a renovação da CNH.Portanto, para condutores com menos de 65 anos de idade, a CNH possui uma validade de até 5 anos, sendo que, a cada meia década, é necessário realizar um novo exame médico.
Já para motoristas com mais de 65 anos, é preciso fazer a renovação da carteira de habilitação a cada 3 anos. Vencido o prazo de validade do exame médico, o motorista tem até 30 dias para realizar a renovação.
Caso contrário, sendo ele pego ao volante com a CNH vencida, a pessoa é autuada por infração gravíssima, resultando em 7 pontos na carteira e uma multa.
Nesse sentido, para solicitar a renovação, o portador da CNH precisa comparecer na Ciretran responsável pela sua região residente.
Limpeza
Além de estar com a documentação em dia é indispensável para a manutenção do carro a limpeza do mesmo, afinal de contas quem quer andar em um veículo sujo?
3. Fique atento à higienização dos bancos
Muitas pessoas são bastante relutantes à higienização bancos automotivos. Isso é uma atitude justificável, afinal, pelo senso comum, se não é possível ver a sujeira, é porque não está sujo.Entretanto, este pensamento é totalmente errôneo e perigoso, tendo em vista que mesmo sem nenhum tipo de sujeira visível, o interior dos carros e dos estofados pode estar repleto de fungos e bactérias.
O trabalho de limpeza não somente retira tais impurezas, mas também é capaz de retirar manchas de dentro das forrações. Essa é uma ação muito necessária para quem possui crianças, já que estas estão constantemente derrubando guloseimas e comidas dentro do carro, ou até mesmo para pessoas que estão frequentemente transportando animais.
Nesse caso, é recomendado que a limpeza de estofados de carros seja feita a cada seis meses ou, pelo menos, uma vez ao ano.
Apesar do trabalho caseiro de higienização dos bancos ser bastante eficiente em alguns casos, para quem deseja obter uma limpeza completa e profunda precisa contratar este serviço por meio de profissionais especializados.
Nesse caso, o valor a ser pago no trabalho depende bastante do tipo do carro e do tipo de sujeita que ele possui. Além disso, tal serviço não só inclui a limpeza, mas também o trabalho de revitalização e hidratação no caso de bancos com tecido de couro.
Entretanto, para os motoristas os quais acreditam que os produtos utilizados na limpeza são capazes de danificar o banco, existe a opção de contratar um serviço de lavagem a seco de estofados.
Este trabalho, ao contrário do que se pensa, é bastante eficiente, prático, econômico e veloz. Neste método, utiliza-se nada ou muito pouco de água, além de produtos fabricados especialmente para este caso.
A vantagem de contratar a lavagem à seco se dá pelo fato de que o processo de secagem dos estofados acontece de forma bem mais rápida, permitindo que o motorista possa utilizar o seu carro novamente dentro de um curto período de tempo.
Além disso, as técnicas de lavagem a seco garantem um acesso mais profundo às fibras e às suas respectivas sujeiras.