Cuidados que todo condutor de veículo deve ter
Da auto escola para a prática, há muitos detalhes que podem fazer toda a diferença na vida do condutor. Por isso, da primeira Aula de direção para iniciantes até detalhes como a emissão de documentos e laudos, existe uma série de cuidados que todo condutor de veículo precisa ter.
Optar por uma aula teste ou buscar autoescolas especializadas é uma dica para que o futuro condutor inicie o processo de direção com o máximo de segurança.
Além disso, outros detalhes como prestar atenção no funcionamento da CNH provisória e definitiva e em documentos como o Laudo de transferência também fazem a diferença.
Se você é motorista de primeira viagem e quer saber mais sobre cuidados importantes para evitar problemas na hora de tirar e manter a CNH, esse post para você. Continue lendo e saiba mais sobre cuidados que todo condutor de veículo deve ter.
Laudo de transferência
Ao vender ou trocar um veículo, todo motorista precisa colocar a documentação em dia. É por isso que o Laudo de transferência é muito requisitado nessas horas.
Na prática, esse documento também é chamado de vistoria de transferência e contém informações essenciais como o número do motor e o chassi de acordo com o fabricante.
Antes de fechar qualquer negócio, é fundamental que o motorista procure as orientações para fazer o chamado Laudo de transferência de forma adequada.
Dessa forma, todo o processo fica registrado perante a lei e o condutor conta também com outras vantagens como:
Prevenção contra fraudes;
Mais credibilidade;
Prevenção contra clonagens;
Processo legal perante à lei;
Ao respeitar todos esses cuidados, sem dúvidas, a pessoa que é proprietária do veículo consegue fazer a transferencia de veiculo de forma mais adequada e assim evita problemas.
Além dos processos convencionais de compra e aluguel de veículos, esse tipo de documento também é emitido em outras situações como a inspeção veicular para quem trabalha como motorista de aplicativo.
Antes dos condutores se tornarem condutores oficiais do aplicativo, é preciso que o veículo e o motorista passem por um processo longo.
No caso do laudo veicular para uber, por exemplo, informações sobre a regularização do veículo, impostos e infraestrutura são analisadas.
Isso é uma forma de proporcionar mais garantia para os futuros passageiros e credibilidade ao profissional que faz do veículo um meio para seu ganha pão.
Licenciamento
Estar com a documentação do veículo em dia é um requisito essencial para que este veículo consiga rodar de forma adequada.
Segundo o artigo 232 do Código Brasileiro de Trânsito, todo motorista deve ter o Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo (CRLV). Na prática, o licenciamento é um documento com renovação ideal e que é obrigatório para que qualquer veículo possa rodar nas vias públicas.
Caso esse documento não seja renovado, o motorista fica sujeito à multa e, dependendo, da situação pode perder o direito de dirigir.
Ficar atento aos prazos do Departamento Nacional de Trânsito (Detran) é uma forma de não perder o prazo para a emissão/renovação desse documento.
Carteira de habilitação: o que você precisa saber
Não há como conduzir um veículo sem carteira de habilitação. Dada a importância desse documento, é essencial que o motorista tenha cuidados para preservá-lo de forma adequada.
Antes de receber a CNH definitiva, os recém-habilitados, por exemplo, recebem a carteira provisória e precisam de cuidados redobrados. Também há os que contam com a carteira de motorista especial, porém, independente do tipo de carteira de habilitação, é fundamental que as pessoas tomem cuidados nesse momento.
Independentemente da gravidade, toda infração gera o que nas leis de trânsito é conhecido por pontuação na carteira.
Quando o motorista acumula 20 pontos, o direito de dirigir se perde automaticamente. Dependendo da multa e da gravidade das infrações, essa condição pode durar até um ano e para recuperar a CNH o condutor precisa passar pela reciclagem. Ou seja, todo o processo de uma auto escola para renovar o documento.
Dicas gerais
Do licenciamento aos cuidados de rotina, há uma série de cuidados que todo motorista precisa ter para preservar o direito da condução.
Se atentar às leis de trânsito, manter a documentação em dia, não adulterar o veículo e evitar riscos desnecessários são algumas dicas plausíveis.
Em resumo: todo cuidado é fundamental para que nenhuma lei seja violada e dirigir é um ato de responsabilidade.