Conheça os tipos de cuidados com carros antigos
Ter um carros antigos é algo raro. Por isso, essa paixão é compartilhada por tantos colecionadores. Para preservar as características originais e, ao mesmo tempo, destacar os anos de história do veículo, há várias formas de cuidado e restauração.
Instalar uma Película protetora de carros, por exemplo, pode não parecer um procedimento tão complexo.
No entanto, como é uma técnica que de certa forma pode alterar o visual do veículo, é preciso tomar uma série de cuidados para não danificar a lataria original.
Nesta linha, inclusive, há oficinas mecânicas e de restauração que trabalham exclusivamente com carros antigos.
Além da película de proteção, investir em boas práticas de Higienização Interna Automotiva é uma boa forma cuidar com carinho desse veículo.
Se interessou pelo assunto e quer saber mais sobre como funciona esse cenário? Continue lendo esse artigo e conheça alguns tipos de cuidados com carros antigos.
1. Higienização Interna Automotiva
Limpeza é bom e muda percepções em qualquer tipo de ambiente. Em casa, no carro e em outros lugares, a higiene é muito importante.
Ao pensar no contexto dos carros antigos, as técnicas de Higienização Interna Automotiva ajudam a manter tudo organizado e valorizam também a beleza natural deste tipo de automóvel.
Há várias formas de fazer esse tipo de processo e é possível fazer combinações conforme o objetivo. Há métodos mais ecológicos, mas que, ao mesmo tempo, cumprem muito bem a função de limpeza em relação aos padrões tradicionais.
Enquanto os carros comuns são levados no posto por uma ducha de água e sabão, os veículos antigos já começam a ser limpos com o procedimento de lavagem a seco.
Na prática, esse método não tem nenhum produto químico agressivo, deixa a lataria brilhando e pode ser feito de forma minuciosa. Para finalizar esse processo, panos secos e flanelinhas confortáveis já bastam.
Outro serviço de higienização muito comum e usado com frequência na manutenção de carros antigos é o polimento. Na prática, o procedimento serve para polir a lataria do veículo e dar brilho no carro, valorizando a pintura.
Esse tipo de limpeza pode ser feito tanto na parte de fora como na dentro. Juntos esses dois procedimentos potencializam a limpeza já que combatem:
Sujeira acumulada;
Desgastes do tempo;
Ferrugem;
Imperfeições na pintura.
2. Película protetora de carros
Para proteger os veículos contra a ação dos raios ultravioletas e das chuvas, é comum instalar uma Película protetora de carros.
Na prática, esse tipo de proteção pode ser feito de várias formas e materiais, e serve para proteger e personalizar o veículo.
Além da funcionalidade de proteção também é comum que a película acabe incorporando a decoração do veículo.
Ao se tratar de um carro antigo, os cuidados devem ser redobrados. Afinal, com tantos modelos de película, de vidro ou insulfilm, há diversas formas de aplicação e finalidades.
Antes de recorrer ao serviço é importante frisar alguns cuidados essenciais que vão desde a experiência do mecanico responsável pelo serviço até cumprimento da lei. São eles:
- Observe o modelo do veículo e entenda as peças raras;
- Escolha uma película com espessura adequada ao carro;
- Busque referências de instalação e manutenção das películas com os profissionais.
Além de tudo isso, também é importante reforçar que a instalação de uma película também precisa seguir regras do Conselho Nacional de Trânsito (CNT).
As normas afirmam que qualquer alteração deve preservar, no mínimo, 75% da transparência do carro nas portas e janelas traseiras e dianteiras.
Além disso, caso os detalhes do veículo, como formato e cor, não combinarem com a película, de um cuidado com um automóvel antigo, o serviço pode até descaracterizar modelos raros.
3. Funilaria de carros antigos
Além da pintura, da avaliação das peças e da instalação de película, a Funilaria de carros antigos é um cuidado muito comum na área.
É a partir dessa técnica, onde as estruturas do carro são soldadas, a lataria é reparada e os amassados são revertidos. Por envolver as peças (muitas vezes inexistentes no mercado atual), esse tipo de serviço requer muita atenção.
Ou seja, é preciso buscar um profissional mecanico que realmente entenda de veículos antigos para que nenhuma peça se perque e o carro não seja descaracterizado.
A funilaria é um procedimento que precisa ser feito, pois sem ela , não é possível pintar o carro, polir ou qualquer outra coisa.
Se você gostou das dicas aproveite a inspiração. Ao cuidar de um carro antigo ou um objeto que faz bem, você valoriza o objeto e transforma as relíquias conhecidas.