A relevância do processo burocrático do veículo

processo

A relevância do processo burocrático do veículo

13 de agosto de 2020 Comentários desativados em A relevância do processo burocrático do veículo By redator

O processo de compra de um veículo é algo complexo, pois, exige muito dinheiro. Uma forma de fazer uma aquisição de maneira segura e sem problema é criando um planejamento financeiro para este momento. A pesquisa é outro fator que pode fazer muita diferença, ajudando na busca pelos melhores preços.

Ter um carro é um meio de facilitar a locomoção, proporcionando, rapidez, evita o uso de transporte público, permite chegar nos compromissos sem preocupações com horários, conforto, entre outros pontos positivos.

A importância da carteira de motorista

Antes de comprar um veículo é muito importante que a pessoa tenha o documento obrigatório para dirigir a CNH (Carteira Nacional de Habilitação).

A partir dos 18 anos, os indivíduos podem fazer os procedimentos necessários para conseguir uma permissão para dirigir com validade de 1 ano.

Dentro deste período, a pessoa não pode sofrer infrações, ou seja, multas de trânsito. Caso isso aconteça a pessoa perde documento e precisa fazer todo o processo novamente. Depois de 1 ano, se a pessoa não ter nenhum problema, pode ter a sua CNH definitiva.

As multas de trânsito são classificadas em leve, média, grave e gravíssima. Cada uma destas tem uma pontuação específica e dependendo do caso e problema, a infração pode ser multiplicada, dobrando o número de pontos. A multiplicação dos pontos pode criar o problema de suspensão da CNH.

Quando o condutor atingir 20 pontos, o documento é suspenso. Para conseguir limpar pontos CNH e recuperar a carteira é necessário fazer um curso de reciclagem, onde os motoristas reaprendem as leis e normas de trânsito, o que pode ou não ser feito e como se portar.

Após cumprir a carga horária de 30 horas, é preciso fazer um teste para mostrar os seus conhecimentos. Ao obter aprovação, o condutor tem os pontos zerados da sua carteira.

No curso os condutores têm conteúdos sobre leis de trânsito, conceitos importantes que devem ser praticados para evitar o grande índice de infrações.

A Carteira de motorista precisa ser renovada a cada cinco anos. Para os motoristas acima de 65 anos o procedimento ocorre a cada 3 anos.

O processo de solicitação para renovar o documento deve ser feito 30 dias antes do vencimento. Caso isso não ocorra a pessoa só terá o direito de dirigir por um mês, caso não renove na data estipulada.

Processo com o documento vencido

O motorista que precisa mudar de cidade ou estado, pode fazer transferência de CNH vencida. O primeiro passo é procurar uma Ciretran (Circunscrição Regional de Trânsito) para realizar a mudança para a Ciretran localizada no novo endereço.

Este procedimento é válido para mudanças para outro estado, mas, antes de transferir o documento o condutor precisa regularizar a CNH para evitar problemas.

Uma dúvida que acomete as pessoas que possuem uma carteira de habilitação é a seguinte: posso transferir pontos para uma CNH vencida? A resposta é sim, desde que este documento vencido não seja utilizado.

O condutor pode renovar o seu documento a qualquer momento depois dos 30 dias obrigatórios, mas, no caso das multas, o portador da CNH deverá pagar as multas e os valores para renovar o documento e assim conseguir dirigir com segurança.

Estabelecimento específico para cuidar das documentações

Os condutores de veículos podem resolver as burocracias relacionadas aos documentos em um despachante de veículos, local com profissionais que representam o seu cliente junto ao DETRAN (Departamento Estadual de Trânsito).

Nos despachantes, ocorrem a emissão de documentos serviços como:

  • Licenciamento de veículos;
  • Primeiro emplacamento;
  • Transferência;
  • Comunicação de venda;
  • Consulta da situação do veículo;
  • Alteração de característica do veículo no registro;
  • Segunda via de CRLV (Certificado de Registro e Licenciamento Automotivo);
  • Troca de estado ou município do registro.

Estes são os processos mais realizados nos despachantes. Tudo isso pode ser feito com excelente custo-benefício, rapidez e praticidade, sendo ideal para as pessoas que não possuem tanto tempo.

Deixar todos os documentos regularizados é uma forma de evitar problemas com os órgãos de trânsito, que dependendo da situação podem dar ordem para os guardas de trânsito levar os carros para o patio de veiculos apreendidos, seja por causa de multas, roubos, entre outras questões.

Deste modo, ter cautela ao dirigir e respeitar as regras de trânsito é muito importante para conseguir evitar problemas e assim conduzir com qualidade e segurança.