Deficiência física não impede condução de veículos

veículos

Deficiência física não impede condução de veículos

11 de junho de 2021 Comentários desativados em Deficiência física não impede condução de veículos By redator

A capacidade de dirigir um carro ou pilotar uma moto está relacionada com a destreza, a atenção e a adaptação dos veículos, conforme as condições físicas de uma pessoa.

Se alguém possui algum tipo de deficiência física mas tem a capacidade de conduzir, o Código de Trânsito Brasileiro permite a habilitação, com ressalvas.

Habilitação de veículos para pessoas com deficiência

A CNH (Carteira Nacional de Habilitação) pode ser emitida de maneira especial para as pessoas com deficiência, ou aquelas que possuem a mobilidade reduzida.

Elas devem procurar uma auto escola PcD (Pessoas com Deficiência), em que o veículo para as aulas práticas proporciona as condições necessárias para que a pessoa possa ser ensinada.

Se as funções cognitivas ou motoras foram afetadas, o veículo deve ser adaptado para que possa ter condições de dirigir, sem se colocar em risco, ou a terceiros.

Entre as doenças que estão na lista indicada pelo Código de Trânsito Brasileiro, podemos destacar:

  • Problemas de Coluna;
  • Esclerose múltipla;
  • Mal de Parkinson;
  • Escoliose.

A pessoa interessada em possuir a carteira de habilitação deve passar pelas aulas teóricas, com tudo que é ensinado como faixas de trânsito, placas de sinalização, primeiros socorros, entre outras lições que fazem parte do processo de capacitação de um motorista.

No caso do serviço prestado pela auto escola CNH especial, as pessoas que pretendem ser habilitadas para condução de um veículo precisam passar por uma avaliação médica específica para as condições de saúde que se apresentam.

Vale ressaltar que, um programa do governo federal oferece a pessoas com deficiência a possibilidade de comprar veículos adaptados com desconto, válido também para carros novos.

Por ser personalizado, o pedido é encaminhado para a fábrica e ele chega à concessionária com as especificações apontadas desde o início.

Equipamentos que podem facilitar vida de motorista

Um veículo devidamente equipado deve receber alguns acessorios carros personalizados para pessoas com deficiência, em conformidade com o conforto e a segurança proporcionado durante a condução no trânsito.

O macaco hidráulico para levantar o carro em caso de pneu furado é uma solução que evita o excesso de força, ainda mais quando a pessoa possui alguma comorbidade física.

Sem esquecer que o triângulo de segurança e o pisca-alerta ligado devem estar disponíveis em caso de pane ou parada no acostamento.

Limpeza com produtos e equipamentos adequados

Postos de gasolina e empresas especializadas oferecem diversos serviços que devem ser realizados com frequência, além da manutenção preventiva e substituição de peças desgastadas com o tempo.

A higienizacao interna carro deve ser feita constantemente, pois se houver acúmulo de restos de comida no carpete, pode ocorrer uma infestação de formigas e baratas.

Os profissionais que atuam nessa área utilizam equipamentos próprios do setor automotivo, assim como produtos adequados para estofado, partes de plástico e peças metalizadas.

Segurança passa pela manutenção de veículos

Os cuidados com o veículo não devem ser apenas estéticos. Por causa das irregularidades apresentadas por ruas e estradas, em algum momento pode ser necessário fazer o alinhamento e o balanceamento carro em uma oficina especializada.

Se o veículo precisa da troca de pneus, esses serviços também devem ser realizados, para que a dirigibilidade não seja prejudicada. Com o carro devidamente alinhado e balanceado, o desgaste dos pneus é menor, assim como o consumo de combustível.

Um carro com a manutenção em dia diminui o risco de acidentes, desde que a sinalização seja respeitada, e seja praticada a empatia no trânsito.

Serviço profissional ajuda motoristas suspensos

Uma pessoa com a carteira de habilitação especial não está livre de multas, podendo até mesmo perder o direito de dirigir caso ultrapasse o número de pontos conforme especificado no Código de Trânsito Brasileiro.

Caso o número de pontos seja superior ao limite apontado, o motorista deve procurar um profissional especialista, como o despachante CNH cassada, para verificar se todas as multas estão corretas e quais os procedimentos que devem ser adotados para não ficar sem dirigir.

A renovação do Código de Trânsito Brasileiro, válido a partir de 2021, permite que algumas multas possam ser convertidas em advertência, reduzindo o número de pontos e livrando até mesmo o pagamento do valor devido.

Dirigir é uma ação que está atrelada à vida moderna da sociedade. Em muitos casos, se livrar do transporte público pode ser libertador, pois permite se programar para viajar ou visitar amigos e familiares a qualquer instante.

Portanto, todos têm o direito de ir e vir, desde que tomem os devidos cuidados e estejam atentos para fazer do trânsito um lugar seguro, garantindo o bem-estar dos motoristas e pedestres.