Entenda as diferenças de um caminhão munck para o guincho

Entenda as diferenças de um caminhão munck para o guincho

24 de julho de 2018 Comentários desativados em Entenda as diferenças de um caminhão munck para o guincho By redator

Os caminhões são meios de transporte de extrema importância que podem desempenhar múltiplas funções como armazenamento temporário, transporte e movimentação de produtos além de auxiliar na remoção de objetos e de outros veículos e estruturas.

Eles estão disponíveis em variados modelos, dimensões e com distintas quantidades de eixos.

Conheça o caminhão munck

O caminhão munck, também chamado de guindauto, caminhão guindaste ou guindaste articulado, consiste em um veículo voltado ao transporte de cargas.

Há cerca de 10 modelos desse tipo de equipamento, e eles são utilizados quando a carga e descarga não podem ser realizadas por recursos humanos devido à dimensão ou ao peso do material transportado.

As cargas podem chegar a pesar até 25 toneladas e seu içamento é possibilitado por meio do sistema hidráulico com o qual esse equipamento conta, permitindo a existência de um braço articulado com um gancho ou com lanças de dimensão entre 10 e 30 metros para suporte e movimentação.

Podem substituir guindastes por contar com um braço bastante flexível, além de seu valor ser economicamente mais viável e de não necessitar de outro equipamento que lhe sirva como suporte.

Além do carregamento de peso, o transporte com munck apresenta a vantagem de também poder elevar as cargas, e sua resistência permite que sejam movimentadas por distâncias, relativamente, medianas, mas pelo fato de seu guincho ser muito flexível pode ser direcionado a espaços reduzidos também, que é o que o torna um veículo muito versátil e bastante adotado.

Seu preço de venda variará de acordo com o modelo e a dimensão desejados, mas vale a pena conferir o valor da locação do equipamento caso não vá utilizá-lo posteriormente.

Como funciona o caminhão guincho?

Já o caminhão guincho é voltado a atendimentos emergenciais e de socorro.

O serviço de guincho é acionado para remoção de veículos com danos ou envolvidos em acidentes, ou em alguns casos para remover veículos estacionados irregularmente.

Ele contem uma plataforma onde o veículo sujeito a reboque é posicionado. Nesse caso, o caminhão conta com uma plataforma metálica onde o material tracionado por um cabo e um rolo é posicionado.

Essa plataforma é inclinada ao nível do solo para que a tração possa ocorrer.

O guincho nesse caso pode ser hidráulico, mecânico ou elétrico. Os guinchos mecânicos e hidráulicos não entram em funcionamento caso o motor do veículo esteja ligado, o que eleva os gastos com consumo de combustível.

Além disso, esse fato exige a realização de manutenção com mais frequência, o que também pode elevar os custos.

Ambos exigem um gerador externo de energia, o que encarece seu uso também.

Embora o guincho hidráulico possa ser controlado via controle remoto, sua montagem ainda é mais complexa do que a do guincho elétrico.

Este pode ser colocado em funcionamento mesmo quando o motor do caminhão estiver desligado, mas embora essa economia seja uma vantagem, a bateria é de curta duração e demanda cabos e um alternador.

Além disso, pode superaquecer se usado por muito tempo, o que pode interferir na produtividade.

É de fácil manuseio, disponibilizado a um preço bem mais acessível que os outros guinchos e, assim como o guincho hidráulico, pode ser movimentado por controle remoto, o que pode garantir mais segurança ao motorista.

Cada caminhão variará de acordo com a plataforma utilizada, a carga passível de ser carregada, sua capacidade de tração, sua dimensão e a quantidade de carros a transportar.

O guincho foguete é uma outra opção de guincho, bastante adotado em obras de construção civil para elevação de cargas.

Ele consiste em uma plataforma de suporte para uma coluna em cuja ponta há um equipamento que porta um gancho.

Independentemente do guincho escolhido, deve-se seguir as recomendações de segurança para seu manuseio, como:

  • Manter uma distância adequada do cabo;
  • Portar luvas ao manusear o cabo de aço;
  • Respeitar o limite de carga que o cabo pode tracionar;
  • Manter o ângulo do cabo durante a tração o mais reto possível;
  • Não deixar as mãos próximas aos roletes do guincho durante a operação;
  • Não escorar o cabo em plantas e árvores.

Seja para venda de equipamentos ou para a prestação de serviços de guincho em Osasco, pode-se encontrar uma enorme variedade de empresas voltados a esse ramo de atividades.

Os valores cobrados poderão variar, consideravelmente, a depender do modelo de caminhão requerido e do tipo de serviço desejado, e, por isso, recomenda-se uma pesquisa de preços.

Além disso, é importante conferir a qualificação dos profissionais da empresa, uma vez que o manuseio, tanto do caminhão guincho quanto do guincho foguete, não deve ser realizado por pessoas sem experiência.