4 dicas para a manutenção do seu veículo
Ter um automóvel pede muita responsabilidade, não apenas no momento da direção, mas também nos cuidados com o veículo, como a manutenção.
Isso, porque, para garantir a segurança do motorista, dos passageiros e de qualquer outra pessoa que está em volta do carro, é necessário realizar revisão mecânica, ou seja, a manutenção do automóvel.
Importância da manutenção de carros
A manutenção de carros é uma atividade fundamental, que deve ser feita de tempos em tempos. Aliás, ela não deve ser feita apenas quando há algum problema. Muito pelo contrário.
É necessário realizar a manutenção preventiva carro pelo menos a cada 6 meses. Isso vai fazer com que o veículo dure mais tempo e, ainda, esteja seguro para rodar pelas ruas e estradas.
Não basta que a CNH esteja em dia ou que haja a regularização de CNH cassada. É preciso, também, que haja uma análise periódica do carro.
Existem quatro tipos de manutenção veicular:
- Preventiva;
- Preditiva;
- Detectiva;
- Corretiva.
A manutenção preventiva tem a função de analisar de maneira mais rotineira todos os pontos e peças do carro. Assim, os problemas mais graves são evitados. Inclusive, é nesse momento que se faz a limpeza de estofados de carros e de outros pontos do veículo.
Já a manutenção preditiva é um pouco mais detalhista. Ou seja, ela faz uma análise de peças específicas por um tempo maior para garantir que o estado de funcionamento esteja adequado.
A manutenção detectiva procura possíveis erros a fim de solucioná-los antes mesmo que haja necessidade de correção. Por fim, a manutenção corretiva é empregada quando já há algum dano, sendo necessária a troca de determinados equipamentos na loja auto peças.
Dicas de manutenção
Depois de entender um pouco mais sobre a importância de cada etapa da manutenção, confira algumas dicas que devem ser analisadas e empregadas no seu veículo.
1. Alinhamento
O alinhamento da direção é uma das principais atividades quando o assunto é manutenção. Por ser um tipo de problema difícil de ser detectado, muitas vezes ele passa batido.
Por causa disso, é fundamental que seja analisado na manutenção preventiva, a fim de garantir a segurança do motorista.
Um sinal de desalinhamento de direção é quando o volante está mais rígido. Outro sinal é quanto o carro puxa mais para um lado do que para o outro em uma linha reta.
2. Correias do motor
As correias do motor (principalmente as correias dentadas) têm prazo de validade. Por isso, é fundamental realizar a troca dessas peças de tempos em tempos.
Dependendo do carro, esse tempo de duração é maior ou menor. Assim, o ideal é verificar com o mecânico se há ou não a necessidade dessa troca.
Caso as correias arrebentem, o carro pode parar de funcionar e, até mesmo, estragar mais peças do veículo.
3. Óleo
Você sabe qual é a função do óleo em um carro? Ele elimina as impurezas do motor e também lubrifica o equipamento, fazendo com que funcione de maneira mais adequada e segura.
Por causa disso, é fundamental que haja, periodicamente, a troca do óleo. A verificação é necessária para analisar se há óleo faltando ou se há uma quantidade maior do que o necessário.
O filtro do óleo também precisa de uma troca frequente, já que é ele quem realiza a limpeza do local. Para cada tipo de carro, há um tipo de óleo mais adequado. Pergunte ao mecânico ou procure no manual do veículo.
4. Lâmpadas
Fazer a manutenção das lâmpadas do carro também é essencial para a segurança no momento da condução.
Além disso, é necessário lembrar que, de acordo com o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), é proibido dirigir com a lâmpada queimada. A multa é de cerca de R$ 130,00 e são contados quatro pontos na carteira.
Pessoas que viajam muito e utilizam a estrada nos períodos noturnos precisam triplicar a atenção com essa parte. As lâmpadas e faróis são fundamentais para evitar acidentes e tragédias no trânsito.
A manutenção de um carro precisa ser levada a sério.
Muitas pessoas acabam deixando de realizar essa atividade por causa dos custos. Mas, a verdade é que a manutenção (principalmente a preventiva) é uma forma, também, de economizar nos gastos. Isso, porque ela evita problemas mais graves e mais caros.