Aluguel de van: Entenda os prós e os contras desse serviço
O aluguel de vans está cada vez mais alto, atraindo olhares para quem compra e para quem aluga, seja pela extensa malha rodoviária que cobre o Brasil, pela imensidão de pontos turísticos ou pela nova regra.
Esta que agora possibilita o trânsito de vans, em fretamento com turistas em excursões interestaduais – o comércio de vans se destaca cada vez mais.
A Agência Nacional de Transporte Terrestre (ANTT), diz que a nova regra tem alguns pontos positivos, segundo a coordenadora-geral de Competitividade e Inovação do Ministério do Turismo, Tamara Galvão:
“A mudança ajuda a criar um novo nicho de mercado para empresas que já atuam no segmento, mas não podiam fazer o transporte interestadual”, afirma.
A nova lei, determina que vans (de 20-40 passageiros) e micro-ônibus agora podem cruzar o estado, mas sem ultrapassar a distância de 540 quilômetros.
Pode parecer pouco, mas essa mudança já foi significativa para a procura de locação, de compra e a produção e diversificação das marcas e modelos de automóveis do gênero.
Além do mais, ajudou a impulsionar o turismo, movimentando esse setor e até hoje, colabora para os microempreendedores individuais do transporte turístico.
Com a crescente demanda de fretamentos empresariais e excursões turísticas. Dados da Agência apontam 3.719 empresas habilitadas para oferecer esse serviço.
Por que as viagens de vans se tornaram comum?
TV, ar-condicionado, mp3, seguro individual: entenda por que viajar de van e micro-ônibus se tornou tão comum no Brasil. Luiz Martinez, presidente da ANTT, afirma que a distância permitida para o transporte deveria ser maior.
Outro ponto questionado, é o custo que os microempresários terão para instalar e manter equipamentos de rastreamento, obrigatórios pela ANTT.
Antes de tudo, escolher uma empresa ou motorista individual, que trabalhe dentro da lei é essencial, toda a documentação deve estar em dia e o seguro é imprescindível.
Tanto para a vida do motorista, quanto dos demais passageiros. Anualmente, são autorizadas mais de 3.719 vans e micro-ônibus em viagens interestaduais.
Isso mostra o quanto é grande a procura para fretamentos e o quanto o turismo evoluiu com as startups de excursões e eventos corporativos.
Conheça as vantagens em locação de vans
Os tipos são muitos e o preço da locação de vans, varia de site da internet ou região, alugar van em SP, por exemplo: custa em média 200 reais por dia, um modelo comum, mas segura.
Se você está elaborando um evento, quer trabalhar como autônomo, está planejando um evento corporativo ou vai viajar com a família, saiba quais são os prós e contras de se alugar uma van:
- Pode levar um número elevado de pessoas, em curtas e médias quilometragens;
- O consumo de combustível é menor e pode rodar por mais quilômetros quadrados do que um micro-ônibus;
- Para quem pensa em van para alugar e seguir a profissão de autônomo, o custo de peças e equipamentos é relativamente baixo comparado ao do micro-ônibus. As peças de vans, são encontradas mais facilmente e estão equiparadas à peças automotivas de veículos convencionais, as baterias automotivas preço estão relativamente mais baratas do que as dos micro-ônibus;
- É menor e pode estacionar em locais onde, habitualmente, estacionam carros (comparado a um micro-ônibus, que é um veículo muito grande e isso é um empecilho em um evento ou excursões);
- É mais eficaz em curtas distâncias;
- A van precisa da categoria de um motorista habilitado com a categoria C, se você é habilitado e irá dirigir, irá economizar com os gastos do motorista do micro-ônibus, que possui a mesma categoria de habilitação de um guincho para carros e reboque.
Van X bicro-ônibus
A van é mais indicada para curtas viagens e para grupos de 12 a 20 pessoas, já o micro-ônibus suporta mais pessoas, porém gasta mais gasolina. Qual escolher?
Se você atua na área do turismo, ou tem uma empresa e quer fazer o transporte de funcionários, já não deve ter dúvida do custo-benefício que o micro-ônibus possui em relação a van como, por exemplo:
- Conforto: poltronas maiores com banco reclinável (a van não tem esse item, já que seus bancos são fixos), mais espaço para o trânsito de pessoas;
- Banheiro: isso permite mais conforto, principalmente em longas distâncias;
- Maior espaço para bagagens (o espaço é pequeno para bagagens em vans);
- A lotação é maior, isso gera mais lucros para o empresário, que sempre trabalha com lotação máxima em viagens.